A Unidade Local de Saúde (ULS) do Hospital de São João, no Porto, aderiu ao projeto nacional "Ligue antes, salve vidas". O objetivo é "reduzir a utilização inadequada do Serviço de Urgência e da Consulta Aguda nos Cuidados de Saúde Primários, promovendo o contacto prévio com a linha SNS 24 (808 24 24 24) para garantir uma melhor orientação e segurança ao utente", explica a ULS em comunicado.
Na prática, os utentes passam a ter de ligar para o SNS24 antes de irem ao serviço de urgência do São João. “Queremos colocar cada tipologia de doente no local que mais adequadamente está preparado para o atender”, explica Cristina Marujo, diretora do serviço.
“Se os doentes menos graves forem atendidos em locais mais adequados à sua situação, temos maior disponibilidade e mais recursos para os doentes que efetivamente necessitam recorrer ao Serviço de Urgência Hospitalar", acrescenta, com base em estatísticas como a que mostra que os doentes não urgentes representam, tradicionalmente, cerca de 30% dos atendimentos neste serviço.
Assim, a partir desta terça-feira, quem chegar à urgência sem o contacto prévio com o SNS será convidado a fazê-lo antes de ser admitido no SU.