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Saúde

Atendimento no INEM funcionou com constrangimentos devido a falha no sistema informático

INEM garantiu que a resposta a pedidos de socorro não esteve em causa. Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar explicou que “os técnicos conseguem fazer o atendimento à moda antiga”, perdendo-se porém alguma eficácia
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ladeada pelo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Sérgio Janeiro, durante uma visita ao INEM, a 12 de novembro de 2024
ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM registaram, esta quinta-feira, constrangimentos em todo o país, devido a uma falha no sistema informático. O alerta foi dado pela Associação de Proteção Civil (APROSOC), que indicou que as falhas colocavam "em causa o socorro à população".

Em comunicado emitido ao início da tarde, o INEM detalhava que o problema no sistema informático ocorreu entre as 9h30 e as 12h, "não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência" e está agora a ser investigado.

"Ainda assim, o INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender", acrescenta.

Segundo a Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a falha nos sistemas informáticos do INEM abrangeu os quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

"Os profissionais do INEM acorreram de forma célere, de modo a reforçar as equipas que já se encontravam escaladas para os CODU e no momento a informação que dispomos é que não existem chamadas em espera e estão a ser envidados todos os esforços para repor o normal funcionamento dos serviços", salienta em comunicado.

A Comissão de Trabalhadores agradece "a todos os profissionais das várias carreiras que se mobilizaram e demonstraram inequivocamente que os cidadãos" podem contar com eles.