Saúde

António Gandra d’Almeida é a partir desta sexta-feira o diretor executivo do SNS

O médico de carreira militar foi anunciado há três semanas e entra nesta sexta-feira oficialmente em funções. Fernando Araújo deixa, assim, de ser CEO do SNS

António Gandra D'Almeida foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, pela sua missão no terramoto que assolou a Turquia e a Síria.
Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

António Gandra d'Almeida entra esta sexta-feira em funções enquanto novo Diretor-Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), substituindo oficialmente o demissionário Fernando Araújo.

Em nota, o Ministério da Saúde comunicou que o Conselho de Ministros aprovou o decreto de nomeação do médico cirurgião e Tenente-Coronel Médico no Exército, pelo que “inicia hoje as suas funções e irá em breve anunciar os nomes da sua equipa, que serão submetidos à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP)”, diz também o comunicado enviado ao Expresso.

O governo sublinha que Gandra d'Almeida, aos 44 anos, tem “vasta experiência em emergência médica e funções de chefia e coordenação nas Forças Armadas”. Entre outras missões, o médico esteve na Turquia após o grande sismo que assolou aquele país, bem como a Síria, no início de 2023.

Até esta sexta-feira, Gandra d'Almeida desempenhava o cargo de Comandante do Agrupamento Sanitário, mantendo também atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar.

“O Ministério da Saúde expressa o seu agradecimento a Fernando Araújo e à sua equipa pelo trabalho desempenhado no SNS”, pode ler-se ainda na nota enviada à comunicação social.