António Gandra d'Almeida entra esta sexta-feira em funções enquanto novo Diretor-Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), substituindo oficialmente o demissionário Fernando Araújo.
Em nota, o Ministério da Saúde comunicou que o Conselho de Ministros aprovou o decreto de nomeação do médico cirurgião e Tenente-Coronel Médico no Exército, pelo que “inicia hoje as suas funções e irá em breve anunciar os nomes da sua equipa, que serão submetidos à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP)”, diz também o comunicado enviado ao Expresso.
O governo sublinha que Gandra d'Almeida, aos 44 anos, tem “vasta experiência em emergência médica e funções de chefia e coordenação nas Forças Armadas”. Entre outras missões, o médico esteve na Turquia após o grande sismo que assolou aquele país, bem como a Síria, no início de 2023.
Até esta sexta-feira, Gandra d'Almeida desempenhava o cargo de Comandante do Agrupamento Sanitário, mantendo também atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar.
“O Ministério da Saúde expressa o seu agradecimento a Fernando Araújo e à sua equipa pelo trabalho desempenhado no SNS”, pode ler-se ainda na nota enviada à comunicação social.