Exclusivo

Saúde

Comissão de inquérito às gémeas: que caso é este? Como se defende Lacerda Sales e o que diz a inspeção? Quem mais poderá ser ouvido?

António Lacerda Sales presidiu à última Comissão de Inquérito (à TAP) da anterior legislatura, e estreia agora a lista de depoentes da primeira iniciativa do mesmo género no novo Parlamento. A convocatória foi antecipada pelo Chega, que impôs esta CPI, e a audição terá lugar em plena campanha eleitoral em que a sua antiga ministra, Marta Temido, é cabeça de lista

Ex-secretário de Estado António Lacerda Sales
TIAGO MIRANDA

É no penúltimo dia de campanha eleitoral, e quatro dias antes da ida dos portugueses às urnas para votar nas Europeias, que António Lacerda Sales, o antigo secretário de Estado da Saúde de Marta Temido – cabeça de lista pelo Partido Socialista nessas eleições –, vai ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma.

Este é o caso em que duas gémeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinal, com cerca de um ano de idade, foram tratadas no Hospital de Santa Maria. O medicamento Zolgensma tem um custo inicial de dois milhões de euros por criança, sendo que todo o processo conta com suspeitas de irregularidades e favorecimentos durante o ano de 2019.

Já houve relatórios e auditorias, seguem-se agora audições na Comissão Parlamentar de Inquérito.