Exclusivo

Saúde

Consultas de psicologia a €35 em museus e descontos em breve no Cartão Jovem. A terapia já não é só para alguns?

O bastonário da Ordem dos Psicólogos escreveu este mês uma carta aberta ao Presidente a alertar que a àrea da saúde mental continua sem os recursos necessários e dá conta que a maioria dos portugueses não tem como ter acesso a serviços de psicologia privados ou do SNS. Mas começam a surgir soluções mais em conta para quem não pode pagar os preços médios que se praticam nas consultas de saúde mental

Peritos têm defendido a inclusão de patologias da saúde mental na Lista das Doenças Profissionais
getty images

Não é segredo para ninguém que o estigma sobre as perturbações e doenças na área da saúde mental mudou muito desde a pandemia, que o assunto é cada vez menos um tabu, e que há cada vez mais pessoas em Portugal a recorrer aos serviços de psicologia, psicoterapia e psiquiatria. Mas estes são serviços que precisam de uma continuidade, por vezes semanal, e a verdade é que os preços médios praticados continuam a não estar acessíveis aos bolsos de muitos. E o SNS continua a não dar respostas à medida do número de pessoas em Portugal que recorre aos centros de saúde para consultas de psicologia.

O preço de uma consulta de psicologia ou psicoterapia varia muito consoante a zona do país e dos anos de carreira do profissional, entre outros fatores, mas em média anda nos 60 euros por consulta. E não é raro cobrar-se 80 euros ou mais. Se multiplicar estes valores por 4, ao ritmo semanal, esta realidade fica incomportável para tantas famílias que vivem com o ordenado mínimo de 820 euros ou mesmo com o ordenado médio bruto de 1438 euros.