Sociedade

Morreu Andy Griffith

Ícone da televisão norte-americanaAndy Samuel Griffith, faleceu na passada terça-feira, em Maneo, EUA. A sua última aparição na TV foi na série Dawson's Creek, em 2001.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Morreu, aos 86 anos, Andy Griffith. O ator, realizador, produtor, cantor gospel e escritor norte-americano, que em 2005 foi distinguido com a Medalha da Liberdade pelo então presidente americano George W. Bush, faleceu na sua casa na Carolina do Norte, de causa não revelada.

Foi um ícone da televisão norte-americana, com programas como "The Andy Griffith Show" nos anos 1960 e a série de advogados "Matlock", no ar entre 1986 e 1995.

Andy ficou famoso nos anos 1950, quando Ed Sullivan o convidou para o seu programa nacional de televisão. Em 1972, criou a sua própria produtora e realizou vários filmes e séries televisivas, tendo sido indicado a um Emmy em 1981 por sua interpretação no filme para TV, "Murder in Texas".

Em 2010, apareceu em diversas campanhas apoiando a reforma do sistema de saúde fomentada por Obama. Os vídeos, porém, tiveram de ser retirados depois de o ator ter recebido centenas de ameças de morte por parte de opositores do projeto de lei.

Em comunicado divulgado terça-feira, o Presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou a morte do emblemático ator. 

"Ator de extraordinário talento, Andy era amado por gerações de fãs e reverenciado por apresentadores que seguiam os seus passos (...). Nossas orações estão com a família de Andy", afirmou Obama.