Meteorologia

Tempestade Éowyn: avisos de mau tempo voltam na sexta-feira a todo o território

Está abrangido todo o território continental e das ilhas. Nas ilhas britânicas espera-se a tempestade do século

urbazon

Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira e no sábado por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou com aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado devido à chuva.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria por causa da agitação marítima até às 12:00 desta quinta-feira e novamente entre as 18:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.

Também por causa do estado do mar, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão a amarelo entre as 18:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.

A previsão aponta para ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Também as costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 15:00 desta quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com quatro a cinco metros. O IPMA colocou o grupo ocidental (Flores e Corvo) também com aviso amarelo devido à ondulação entre as 18:00 desta quinta-feira (19:00 em Lisboa) e as 00:00 de sexta-feira (01:00 em Lisboa).

Para lá de Portugal, são esperadas consequências mais graves. Nas ilhas britânicas fala-se mesmo no ciclone ou tempestade do século, com destaque para a Irlanda, onde há um aviso vermelho e onde se esperam ventos de pelo menos 180 km/h, escreve o "Irish Times". Ou seja, a tempestade terá uma força equivalente à de um furacão.

O raro aviso vermelho para vento “muito forte” foi emitido para partes do Reino Unido. O alerta, que abrange toda a Irlanda do Norte das 07:00 de sexta-feira às 14:00, e partes da Escócia das 10:00 às 17:00, refere “condições muito perigosas” e “perturbações generalizadas”. Os tornados também poderão atingir partes do Reino Unido nesta quinta-feira, antes da tempestade. Os meteorologistas mencionam um perigo para a vida, de acordo com a “Sky News”. Em causa está o risco de uma ciclogénese explosiva – ou bomba meteorológica – com ventos fortes, chuva, neve e rajadas muito intensas.