Exclusivo

Justiça

As dúvidas, os silêncios e as discrepâncias: oito perguntas e respostas sobre a fuga dos reclusos de Vale de Judeus

As autoridades estiveram, esta manhã, em Lisboa, em conferência de imprensa onde reforçaram que estão "todos juntos na captura" dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale dos Judeus, em Alcoentre, no sábado

Imagens da fuga dos reclusos
DR

A fuga de reclusos de cadeias portuguesas não é nova, mas com esta escala e nível de perigosidade tem poucas comparações. Cinco reclusos, considerados perigosos, dois deles com escolta prisional e condenados à pena de prisão máxima em Portugal, 25 anos, continuam a monte.

Um dia depois, as autoridades deram uma conferência de imprensa com o propósito de mostrarem que estão a trabalhar em conjunto e para alertarem a população do carácter “extremamente violento” dos evadidos. Contudo, até agora nenhum dos cinco homens foi capturado. Apesar das parcas informações dadas pelas autoridades, devido à sensibilidade das operações de busca, há vários dados que já se conhecem sobre o que aconteceu e a vasta operação que está em marcha. Sintetizámos em alguns pontos as informações disponíveis.