O Ministério Público cometeu um erro na transcrição de uma escuta telefónica entre Diogo Lacerda Machado e Afonso Salema, consultor e administrador da Start Campus, respetivamente.
Segundo a CNN, o amigo do primeiro-ministro demissionário comprometeu-se a mover influências junto do Governo, apontando que ia abordar “António Costa”, como ficou transcrito no documento do MP. Mas, na verdade, Lacerda Machado referia-se a António Costa Silva, ministro da Economia.
Ainda de acordo com a CNN, o procurador João Paulo Centeno reconheceu o lapso durante o interrogatório a Lacerda Machado que decorreu esta semana no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.
A escuta cita uma conversa entre Salema e Lacerda Machado em que o consultor se compromete a ver se é “Economia ou Finanças” o sítio certo para tratar junto da Comissão Europeia de uma “alteração de códigos de atividade económica para os data centers”. Se fosse Finanças, seria “Medina” a pessoa a contactar. Se fosse Economia, seria “António Costa”, o quase homónimo do primeiro-ministro que tem esta pasta.