Justiça

Caso BES: Ricardo Salgado vai ser julgado por 65 crimes

A decisão de levar o ex-banqueiro a julgamento acontece nove anos após a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), que terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros

Ricardo Salgado. Autor: Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado vai ser julgado pelos crimes de que estava acusado, de acordo com a decisão instrutória lida esta tarde no Tribunal Central de Instrução Criminal (Lisboa).

A decisão de levar o ex-banqueiro a julgamento acontece nove anos após a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), que terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

A leitura da decisão instrutória foi interrompida porque o advogado de Etienne Alexandre Cadosch garantiu que este arguido não foi notificado da leitura da decisão instrutória, mas o juiz Pedro Correia teve outro entendimento.

O juiz, numa breve leitura da decisão instrutória, sem sequer enumerar os crimes em causa, validou quase na íntegra os crimes pelos quais os 25 arguidos vinham acusados.

Introduziu apenas pequenas alterações, deixando cair alguns crimes de infidelidade em relação a três arguidos, por prescrição e lapso da acusação, e deixou de fora o arguido José Manuel Espírito Santo, que morreu entretanto.

A defesa de Ricardo Salgado pediu ao juiz a definição de um prazo para arguir nulidades do despacho de instrução.