Ensino

Provas finais do 9.º ano começam e, desta vez, as escolas estão preparadas para estrear formato digital

Os alunos do 9.º ano realizam esta sexta-feira a primeira das duas provas finais do ensino básico que, pela primeira vez vão ser feitas em formato digital. Escolas dizem estar preparadas

Está previsto que este ano os exames do 9º sejam feitos em computador
Rui Duarte Silva

Os alunos do 9.º ano realizam esta sexta-feira a primeira das duas provas finais do ensino básico que, pela primeira vez vão ser feitas em formato digital, desafio para o qual as escolas dizem estar preparadas.

A prova de Matemática vai decorrer em dois turnos, o primeiro a partir das 09h30 e o segundo às 12h00.

Pela primeira vez, as provas finais do 9.º ano vão realizar-se em formato digital, depois de, no ano passado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação ter decidido manter o formato em papel por considerar que a equipa ministerial anterior, liderada por João Costa, não assegurou as condições necessárias.

Há uma semana, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) disse estar confiante que as escolas estão em condições para garantir a realização das provas sem percalços.

"Não estamos a contar com percalços. A máquina está montada. Estamos em condições de avançar com segurança para que as provas do 9.º ano sejam realizadas em suporte digital", disse, na altura, Filinto Lima em declarações à agência Lusa.

Menos otimista, o movimento Missão Escola Pública alertou que não estão reunidas as condições de equidade e antecipou um cenário de perturbação num momento que deveria ser de serenidade.

O representante dos diretores escolares desvalorizou as preocupações levantadas pelo movimento de professores, sublinhando que as escolas estão desde o início do ano letivo a preparar-se para aquele momento.

Além das provas finais do ensino básico, também as provas de Monitorização das Aprendizagens (ModA), que decorreram entre 19 de maio e 06 de junho para os alunos dos 4.º e 6.º anos, foram realizadas em formato digital, com constrangimentos pontuais, mas que Filinto Lima diz terem ajudado as escolas a preparar-se.

Depois da prova de Matemática, os alunos voltam a ser avaliados na quinta-feira a Português.