Coronavírus

Restrições covid: há um novo critério que muda tudo e que permite “ter uma gestão mais flexível e menos rígida”

António Costa explicou esta quinta-feira o porquê da mudança

JOSÈ COELHO/LUSA

O critério de referência para o Governo na tomada ou levantamento de medidas restritivas deixou de ser o índice de transmissibilidade e de incidência, traduzido semanalmente num mapa de risco do país com dados por concelho. O nível de vacinação completa passa agora a ter a maior preponderância no levantamento das restrições.

Numa altura em que os níveis de incidência recuam - apesar do Rt de Portugal Continental se cifrar no 1,01 -, este foi substituído pela monitorização dos níveis de vacinação completa. "Neste momento é menos relevante termos balizas menos quantificadas como aquelas que tivemos no passado", justificou esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, na apresentação das fases de levantamento das medidas de combate à pandemia. O "o nível de vacinação completa supera os 50%".

"Estamos a um mês de ter 70% da população com vacinação completa. Podemos ter uma gestão mais flexível e menos rígida do que a que tivemos no passado", disse. "Faz sentido tendo em conta que a efetividade da vacinação nos mostrou que hoje podemos ter mais retoma da atividade sem que isso represente um risco acrescido", segundo o líder do Executivo.