Coronavírus

Funcionários do Parlamento e magistratura do MP na lista de prioridades de vacinação

Governantes começam a ser vacinados na próxima semana e António Costa já pediu a Ferro Rodrigues uma lista dos deputados e funcionários “que devam ser considerados prioritários nesta fase”

Hugo Delgado/LUSA

O processo de vacinação dos titulares de órgãos de soberania, deputados e funcionários da Assembleia da República começa já na próxima semana e, segundo o despacho publicado esta segunda-feira, há já uma lista de prioridades. Como escreve o "Diário de Notícias", a Provedora de Justiça, os membros do Conselho de Estado, a magistratura do Ministério Público e os presidentes de Câmara que representam a proteção civil estão na lista prioritária.

No despacho assinado por António Costa, é referido que "de modo a que se possa programar com precisão este processo é essencial definir, entre estes titulares, a indispensável ordem de prioridade, tendo em conta a limitada quantidade de doses disponíveis em cada semana". O "Diário de Notícias" avança ainda que António Costa pediu ao presidente da Assembleia da República uma lista de deputados e funcionários "que devam ser considerados prioritários nesta fase".

A lista publicada esta segunda-feira coloca o primeiro-ministro em primeiro lugar, seguido pelos ministros de Estado, da Defesa, da Administração Interna, da Justiça, do Trabalho, da Saúde, do Ambiente e das Infraestruturas. Depois surgem os secretários de Estado da Saúde, "os cinco secretários de Estado que exercem a função de coordenação regional no combate à pandemia" e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Considerados como prioritários são também "as secretarias-gerais do Sistema de Segurança Interna e do Sistema de Informação da República e o chefe do gabinete do PM".