Exclusivo

Ciência

Primeira caminhada espacial privada: quando se flutua a 700 quilómetros, a Terra parece um “mundo perfeito”

A era das viagens espaciais reservadas apenas às agências espaciais terminou esta quinta-feira com o flutuar de um bilionário a quilómetros da Terra. A missão espacial privada arrancou esta terça-feira liderada pela empresa de Elon Musk, Space X

Voo da Space X com quatro astronautas a bordo. A empresa de Elon Musk é a principal referência para a indústria europeia
CHANDAN KHANNA

“É um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade” é uma frase que ficou gravada na memória coletiva quando Neil Armstrong pisou pela primeira vez o solo lunar. Passados 55 anos, é o voo do bilionário Jared Isaacman que marca a primeira caminhada espacial privada no espaço.

A missão Polaris Dawn descolou na terça-feira na Florida, nos Estados Unidos. A bordo da cápsula Dragon da SpaceX estão Jared Isaacman, Scott Poteet, ex-piloto da Força Aérea dos EUA, e duas engenheiras da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon.

“Em casa todos temos imenso trabalho a fazer, mas daqui, a Terra realmente parece um mundo perfeito”, disse o bilionário ao sair da nave enquanto ocorria a transmissão em direto deste momento. Também a engenheira Sarah Gillis saiu da cápsula a cerca de 700quilómetros acima da Terra. O passeio demorou cerca de 20 minutos enquanto ambos estavam presos com um cabo de aproximadamente 3,6 metros.