Exclusivo

Sociedade

IPMA pondera adoção de alerta vermelho: madrugada do dia 30 em Castelo Branco e Portalegre é a mais preocupante

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a avaliar a necessidade de adotar um nível mais elevado de alerta. A decisão será tomada durante este sábado, conforme persistirem as previsões de altas temperaturas sobretudo no interior do país

Rapeepong Puttakumwong

A persistência de temperaturas altas, sobretudo com a ocorrência de noites quentes, com mais de 20º C, aumenta os riscos para a saúde da população e principalmente dificulta o combate aos incêndios. A previsão do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) é para que esta situação ocorra em várias regiões do país nas próximas noites, com especial destaque para a madrugada do dia 30. Para já, este sábado, dez distritos estão sob alerta laranja.

“Com a persistência desta situação estamos a avaliar a necessidade de mudar o alerta de laranja para vermelho”, avançou ao Expresso a meteorologista de serviço, Paula Leitão. Esta decisão é baseada em critérios técnicos, como a ultrapassagem durante dois dias seguidos de determinados limites de temperatura, limiares que variam de região para região, e são estes critérios que estão a ser analisados atualmente e que ainda não foram cumpridos.No entanto, com a previsão de que os próximos dias se mantenham afetados pelas temperaturas elevadas, o alerta vermelho encontra-se em análise pela equipe do IPMA.