Sociedade

Artigo do Expresso sobre programa de apoio a idosos que vivem sozinhos recebe menção honrosa

A distinção foi atribuída a um artigo que descreve o Projeto Radar, em Lisboa, destinado a apoiar as pessoas mais velhas a viverem sozinhas, e que deverá ser alargado aos restantes concelhos do Continente

Nuno Botelho

O júri do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2024 atribuiu uma menção honrosa ao artigo "25% das pessoas com mais de 75 anos vivem sozinhas”, da autoria da jornalista Raquel Albuquerque e com fotografias de Nuno Botelho, publicado no Expresso em fevereiro deste ano.

O artigo, distinguido na categoria de "trabalhos jornalísticos", retrata o funcionamento do Projeto Radar, que já existe em Lisboa, e que deverá ser estendido a todos os concelhos do Continente. O objetivo é diminuir o isolamento da população, sobretudo dos mais velhos, usando a comunidade local como um 'radar social'.

O primeiro prémio foi atribuído pelo júri à jornalista da Antena 1 Arlinda Brandão, por um conjunto de oito reportagens com retratos de iniciativas de economia social, mostrando o trabalho realizado por associações, cooperativas e outros agentes.

O Prémio António Sérgio 2024 distinguiu ainda outros projetos em várias categorias. Na de Inovação e Sustentabilidade, os prémios foram atribuídos à Associação Academia do Johnson Semedo e à Associação Juvenil Transformers, e as menções honrosas a um projeto da CRESCER e a outro do Conselho Português para os Refugiados.

A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer no dia 24 de janeiro, no Goethe-Institut Portugal, em Lisboa.