Longe da meta de reduzir a deposição de resíduos urbanos em aterro, que, segundo as regras europeias, não pode ir além dos 10% em 2035, Portugal continua em derrapagem. Em 2023, o país aumentou a deposição de lixo em aterro de 57% para 59%. Perante “a pior herança” que teve, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou em entrevista ao Expresso, há um mês, que “a estratégia é fazer uma grande campanha para reduzir os resíduos que se produzem e implementar a economia circular”. A referida campanha deve ver a luz do dia em meados de 2025.
Exclusivo
Governo cria grupo de trabalho para aumentar aterros, mas ministra do Ambiente garante que enquanto estiver no cargo tal não acontecerá
Ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa (dois ex-autarcas), avançaram com a criação de um grupo de trabalho para, “a médio prazo”, desenvolver um Plano de Emergência de Aterros com vista a aumentar a capacidade deste sistema. Ao Expresso, a ministra do Ambiente garante que "enquanto estiver no Ministério do Ambiente e Energia não haverá novos aterros”