Sociedade

Empresa que combate desperdício salvou 25 milhões de refeições em 2023

A empresa Phenix, que combate o desperdício alimentar, divulgou este domingo o balanço de 2023. Salvou 25 milhões de refeições, o equivalente a 50 mil ordenados mínimos em Portugal. No mundo, desperdiça-se um terço dos alimentos que são produzidos.

A isenção do IVA num conjunto de 46 alimentos entrou em vigor a 18 de abril deste ano, como forma de travar a subida contínua dos preços. A medida termina a 4 de janeiro de 2024
José Fernandes

A empresa Phenix, que combate o desperdício alimentar, salvou no ano passado 25 milhões de refeições, o equivalente a 50 mil ordenados mínimos em Portugal, segundo o balanço da startup hoje divulgado. No ano passado, informa a empresa, houve mais apoios financeiros, mais famílias ajudadas e mais alimentos salvos.

No balanço anual sobre Portugal a Phenix, de origem francesa, registou 12 mil toneladas de alimentos salvos em 2023, um crescimento face a 2022, quando tinha registado nove mil toneladas. Também no número de famílias ajudadas a Phenix passou de 100 mil em 2022 para 450 mil no ano passado.

Carlos Hipólito, responsável em Portugal pela startup afirma, no comunicado, que em apenas um ano passaram "das 100 mil para as 450 mil famílias ajudadas. É um número que nos deixa preocupados, é certo, mas que nos faz lutar ainda mais pela causa do desperdício alimentar".

Em Portugal a Phenix é parceira de 3 mil associações beneficiárias e tem o apoio de várias empresas, que fazem doações que são depois distribuídas pelas associações, que as fazem chegar às famílias. A empresa prevê um crescimento de clientes e parceiros que se traduzirá num crescimento superior a 18% de valor doado.

Além de fazer a ligação entre o mercado e as instituições a Phenix tem uma aplicação anti-desperdício (cabazes de excedentes) e forma os profissionais das lojas, da distribuição e da indústria em melhor gestão de excedentes.

A startup está em Portugal desde 2016. Foi criada em França em 2014 e tem como objetivo combater o desperdício, alimentar ou não. Está presente também em Espanha, além de Portugal e França.

Os dados estatísticos indicam que cada português desperdiça por ano 184 quilos de alimentos, sendo Portugal o quarto país da União Europeia que mais desperdiça.

No mundo desperdiça-se um terço dos alimentos que são produzidos.