Foram detidos esta quarta-feira três ativistas do movimento Climáximo num novo protesto em Lisboa, em que se sentaram no chão e bloquearam o trânsito na Rua de São Bento por mais de 20 minutos, segundo avançou a SIC Notícias
Este protesto ocorre um dia depois de os ativistas do clima terem avançado com uma manifestação na Segunda Circular, em Lisboa, cortando o trânsito em plena hora de ponta.
"Desta vez, o protesto foi levado até mais perto do poder legislativo, na Rua de São Bento", enfatizou a Climáximo, em comunicado enviado às redações.
Segundo informou a Climáximo, o protesto desta quarta-feira começou por volta das 8h, quando três jovens se sentaram no chão, em plena estrada, usando t-shirts e com faixas apelando à mobilização em prol do clima. Ao mesmo tempo, outros ativistas ligados ao movimento distribuíram panfletos, apregoando: "Sabendo o que sabes sobre a crise climática, o que vais fazer?".
A PSP acabou por intervir, encaminhando para a esquadra do Rato as três jovens ativistas que estavam a bloquear o trânsito.
No comunicado da Climáximo sobre a ocorrência, Mariana Rodrigues, porta-voz do movimento em prol do clima, sublinha que a sociedade está a viver “em estado de guerra”.
“Os governos e as empresas declararam guerra contra a sociedade e ao planeta”, foi destacado pela porta-voz da Climáximo, enfatizando ainda, no comunicado, que "cada dia em que ignoramos a nossa realidade física é um dia em que compactuamos com o genocídio e o ecocídio dos governos e das empresas emissoras".