Exclusivo

Sociedade

Hoje recomeçaram as aulas e também os protestos: quantas greves estão marcadas? E marchas? E o que reivindicam os professores?

Sindicatos multiplicam protestos em janeiro e fevereiro. Reuniões com Ministério da Educação sobre a revisão do sistema de recrutamento continuam, mas os motivos do descontentamento vão muito além do que está em cima da mesa das negociações

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Em que dias vai haver greve dos professores?
O STOP (Sindicato de Todos os Profissionais de Educação) tem apresentado pré-avisos de greve sucessivos desde o dia 9 de dezembro e mantêm este ano a paralisação por “tempo indeterminado”. Na prática, isto significa que a cada dia qualquer professor ou funcionário da escola pode fazer greve, impossibilitando antecipar o seu impacto. Até agora não foram divulgados dados oficiais sobre a adesão a este protesto durante o mês de dezembro. Sabe-se apenas que houve perturbações em várias escolas e em vários dias, motivadas pela greve de um número indeterminado de profissionais. A partir desta terça-feira e pelo menos até dia 13, o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) tem também agendada uma greve que permite a cada professor faltar ao primeiro tempo do seu horário de trabalho.