Exclusivo

Sociedade

“Os animais perderam o medo, vão até à porta das pessoas”: agricultores e caçadores preocupados com populações “descontroladas” de javalis

Acidentes rodoviários, culturas destruídas, avistamentos dentro de povoações. Os incidentes com javalis estão a aumentar em todo o país, mas ninguém sabe ao certo quantos animais existem em Portugal. À espera de estudo prometido pelo Governo em 2019, agricultores e caçadores queixam-se de falta de respostas

Dima Kornilov

Um vídeo captado nas festas populares em Casais de Revelhos no sábado tornou-se viral nas redes sociais. As imagens, divulgadas pelo jornal Médio Tejo, mostram dois javalis a circular no recinto, muito próximos das pessoas, até receberem restos de frango e desaparecerem “tão depressa como chegaram”.

Ao Expresso, fonte da Câmara Municipal de Abrantes afirma que não se tratavam de animais selvagens, mas sim de dois javalis que tinham sido criados desde bebés por um criador local. Contudo, para agricultores e caçadores por todo o país, a presença desta espécie deixou de ser “surpreendente”.

Na imprensa local, repetem-se os relatos de avistamentos e incidentes que envolvem estes animais. Só este ano, uma vara foi avistada numa zona urbana de Ourém e um animal foi abatido a tiro pela PSP numa área de bares e restaurantes em Olhão. Há registo de um acidente com feridos graves em Portalegre, de um carro acidentado sem prejuízos pagos em Barcelos e de uma ambulância deixada inoperacional em Salvaterra de Magos.