A inexistência de regulamentação da atual lei de Autorizações de Residência por Investimento (ARI ou vistos gold, como são conhecidos) impede que sejam submetidas novas candidaturas ao regime, escreve o “Diário de Notícias”. Já se passaram cinco meses desde que entraram em vigor as alterações aos critérios para atribuição dos vistos.
As entidades que medeiam o processo, quando tentam entregar candidaturas no portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), deparam-se com a mensagem “a aguardar regulamentação”.
Em maio, o valor do investimento dos vistos dourados atingiu os 53,8 milhões de euros. Contudo, este valor corresponde apenas às candidaturas recebidas até final de novembro de 2021, uma vez que o investimento estrangeiro por esta via está congelado.