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XBUS, o autocarro que circula em Lisboa e que se pode chamar quase como se fosse um táxi

Pelo menos até ao fim deste ano, a Carris estará a testar um serviço de transporte a pedido na capital. O autocarro pode ser 'chamado' por telefone ou através de uma app. Serviço semelhante já está em funcionamento em vários concelhos do interior do país

TIAGO MIRANDA

Enquanto não cai nenhum pedido na aplicação do motorista, o XBUS está parado no seu ponto-base, junto ao estacionamento do Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Assim que o sistema apita, surge no ecrã a indicação da paragem onde há um passageiro à espera. Para esse utilizador, bastou telefonar ou usar a aplicação no telemóvel para indicar em que sítio estava e para que destino queria ir, quase como se fosse um táxi ou um TVDE, restando-lhe esperar que o autocarro o apanhe na paragem mais próxima do local onde se encontra.

O XBUS é um serviço de transporte a pedido que a Carris está a testar em Lisboa há alguns meses e que se prolonga pelo menos até ao final deste ano, ainda que a empresa esteja a ponderar estender ainda para o início de 2022. Qualquer pessoa o pode usar, validando o seu passe à entrada do autocarro ou comprando o título de viagem ao motorista.

Na atual fase experimental, a Carris está a testar o funcionamento do sistema tecnológico que gere todos os pedidos dos passageiros, indicando em tempo real ao motorista qual o trajeto a fazer para apanhar e deixar os utilizadores, usando sempre o percur so mais rápido e com menos trânsito. Ao contrário dos autocarros tradicionais, este não tem um percurso fixo, adaptando-se aos pedidos que entrarem. E a grande diferença em relação a um táxi é que este serviço não deixa de ser um transporte público e partilhado com outros passageiros, portanto, está sempre dependente da procura que tem a cada momento.

Cerca de 30 passageiros usam agora o XBUS regularmente para as suas deslocações, em particular entre casa e o trabalho. “A maior parte dos clientes vem através da aplicação, e são sobretudo jovens”, indica ao Expresso o diretor de Inovação da Carris, João Vieira. Há 60 paragens onde o XBUS pode parar, apenas nas zonas das Avenidas Novas, Campolide e São Domingos de Benfica.