Exclusivo

Sociedade

“Impacto brutal”: associações ambientalistas denunciam intervenção do Instituto de Conservação da Natureza na Mata dos Medos, em Almada

Corte de pinheiros-mansos, abertura de clareiras e construção de um passadiço na Mata Nacional dos Medos, que alberga uma reserva botânica, já levaram as associações Quercus e Acréscimo a apresentar queixa na GNR e a interrogar a autoridade em conservação da natureza pela intervenção iniciada há cerca de uma semana. ICNF argumenta que intervenção serve para proteger biodiversidade e evitar incêndios, mas não diz quantos pinheiros mansos cortou.

Mata Nacional dos Medos, em Almada
Zito Colaco

Cortar ou danificar árvores e circular com qualquer tipo de veículo são duas das atividades interditadas na Mata Nacional dos Medos, em Almada. Esta área, também conhecida como Pinhal do Rei, integra a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e está a ser alvo de uma intervenção do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que as associações Quercus e Acréscimo temem ser um atentado ambiental.