Exclusivo

Sociedade

Covid-19. Já foram emitidos 350 mil certificados digitais em Portugal

O número foi avançado ao Expresso pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

23-06-2021

Em poucos dias, o número de certificados digitais covid emitidos por Portugal chegou aos 350 mil, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Em resposta a perguntas ao Expresso, o organismo revela que o número de aderentes se refere aos três tipos de certificados, a saber, de vacinação (com uma ou duas doses), testes e doentes infetados que entretanto tenham recuperado.

O certificado digital covid permitirá ao seu portador circular livremente no espaço da União Europeia a partir de 1 de julho, data em que este documento entrará em vigor. Portugal começou a emiti-los na última quarta-feira (16 de junho) e é provável que na próxima quinta-feira o Governo apresente, em Conselho de Ministros, as orientações para o território nacional mediante a aprovação de um decreto-lei.

No seu espaço de comentário na SIC, Marques Mendes garantiu que o o Executivo liderado por António Costa se prepara para dizer ao país que o certificado digital será usado para entrar em eventos, espetáculos desportivos e celebrações, como casamentos e batizados.