Exclusivo

Sociedade

Covid-19: Governo cria task force para testes em massa

Ministério repete há semanas estar a preparar plano, mas está tudo por fazer. Grupo de peritos só agora vai ser constituído

Três semanas depois de a ministra da Saúde ter garantido que iam avançar testes em massa à infeção covid não há qualquer plano conhecido. Marta Temido continua a afirmar que a estratégia está a ser preparada, mas na verdade nem teve início. O Expresso sabe que o rastreio será preparado por uma nova task force, que ainda está em formação.

A promessa de rastreio nos sectores mais expostos ao vírus, como recomendam os peritos, vai, no entanto, ficar circunscrita às escolas. Por agora, os testes generalizados só vão avançar nas creches e nas escolas até ao 3º ciclo para docentes e funcionários. O rastreio a alunos apenas está previsto a partir do segundo ciclo, frequentado por alunos entre os 10 e os 12 anos. Também ao invés das orientações técnicas, as análises serão feitas já depois da reabertura.

Os testes serão de antigénio, vulgo rápidos, mas atendendo à envergadura da logística, só terão resultados comunicados em 24 horas, adianta uma fonte da rede laboratorial. O plano que o Governo pretende pôr em marcha contempla ciclos quinzenais de testagem, com cinco dias cada.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções existentes e tenha acesso a todos os artigos