Sociedade

Covid-19. Enfermeiros pedem: “Fique em Casa”

Ordem dos Enfermeiros inicia esta sexta-feira uma campanha de sensibilização para que os portugueses cumpram o confinamento. "Os profissionais estão exaustos e não conseguem chegar a todos. Hoje podemos ser nós, amanhã os nossos pais e depois os nossos filhos"

d.r.

"É preciso travar estes números, reduzir os contágios e diminuir o número de infetados. E isso depende de todos nós com um gesto simples: ficar em casa. Os Enfermeiros não fazem milagres. Por si, por eles, por todos nós: Fique em Casa!", pede a Ordem dos Enfermeiros. Numa campanha de sensibilização que tem início esta sexta-feira, é pedido aos portugueses que ajudem os profissionais de saúde, cumprindo rigorosamente o confinamento.

A Ordem grita por todos os profissionais de saúde: "Neste momento, não conseguem garantir a prestação de cuidados em segurança e com qualidade, nem a vida das pessoas, apesar de estarem a desenvolver todos os esforços." E alerta: "Os profissionais estão exaustos e não conseguem chegar a todos. Hoje podemos ser nós, amanhã os nossos pais e depois os nossos filhos."

Numa nota enviada aos jornalistas, é explicado que "não se trata de uma ordem ou de uma imposição, antes um pedido; um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive nos hospitais". Os enfermeiros afirmam que, "mais do que uma questão de camas ou de ventiladores, é uma questão de falta de profissionais suficientes para dar resposta a todas as necessidades, doentes covid e doentes não-covid", já que "além da carência crónica de enfermeiros, há cada vez mais profissionais infetados ou em isolamento, impedidos de trabalhar".