Sociedade

Pior dia da pandemia até hoje. Mais 10.947 casos e mais 166 óbitos

O vírus está disseminado por todas as regiões do país com Lisboa e Vale do Tejo e o Norte com os valores mais elevados. No dia de hoje há várias imagens de hospitais assoberbados, com filas de ambulâncias paradas horas à espera de entrarem nas urgências

Hospital Amadora-Sintra está a transferir doentes para o norte do país, como forma de prevenir o previsível aumento de doentes internados com covid-19
NUNO BOTELHO

No dia dois do novo confinamento geral traz mais más notícias. O boletim deste sábado da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista 166 óbitos — um novo recorde da pandemia — e 10.947 novos casos por Covid-19 nas últimas 24 horas. São três recordes num só dia, com os internamentos em cuidados intensivos a chegarem aos 638 doentes. Os números mostram a gravidade que se vê nas imagens de vários hospitais, com filas de ambulâncias em hospitais como o Santa Maria, em Lisboa ou no hospital de Torres Vedras.

Em termos de óbitos, a mortalidade ultrapassou o pico de 156, registado na quarta-feira. E, pelo nono dia consecutivo, há mais de 100 falecimentos por covid-19. NOs novos casos, é o quarto dia consecutivo acima dos 10 mil casos (e o sexto em dez dias).

Os novos casos voltaram a ocorrer em todas as regiões de Portugal continental, mostrando que a doença está disseminada, correndo na comunidade. A região com mais casos novos voltou a ser Lisboa e Vale do Tejo, com 3975 casos, mas com o Norte do país a registar novamente novos casos acima dos 3.500: hoje foram 3.795, dados sempre em crescente para as duas regiões.

Os novos casos no Centro do pais também cresceram exponencialmente em 24 horas, com mais 2.136 casos, quando ontem registavam 1332. O boletim mostra ainda que tanto o Alentejo (mais 510 casos) como o Algarve (402) registaram também mais casos do que no dia anterior, não havendo nenhuma região com decréscimo de casos. Os Açores têm mais 50 casos e a Madeira mais 79.

Já em termos de mortes, os números mostram também que estas não param de crescer nas várias regiões: Mais 69 óbitos na região de Lisboa e Vale do Tejo; mais 46 no Norte, 28 no Centro, mais 17 no Alentejo, mais cinco no Algarve e um morto a registar na Madeira nas últimas 24 horas.

Os internamentos estão a subir, mais 93 internados em enfermarias, perfazendo um total de 4653, e mais 16 em unidades de cuidados intensivos. São agora 638 doentes em cuidados intensivos, um novo recorde nesta pandemia.