Sociedade

Governo quer construir linha ferroviária de alta velocidade: Porto e Lisboa ficam à distância de 1h e 15 minutos

Projeto ferroviário faz parte do Programa Nacional de Investimentos 2030 e custará 4500 milhões. Velocidade máxima de 300 km/h só será atingida na segunda fase da obra, quando a linha mudar carris para bitola europeia, diz o “Público”

PAULO CUNHA/LUSA

O principal projeto previsto no PNI - Programa Nacional de Investimentos 2030 é uma uma nova linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Porto. Numa segunda fase de funcionamento, esta linha estará preparada para velocidades de 300 km/hora, fazendo com que a viagem entre as duas cidades se faça em cerca de 1 hora e 15 minutos. O investimento previsto é de 4500 milhões de euros.

Inicialmente, avança o “Público” esta quinta-feira, a infraestrutura irá estar preparada para receber comboios com velocidades entre os 220 e os 250 km/hora, pois será construída em bitola ibérica e articulada com a rede convencional. Assim, a construção da linha será faseada: a prioridade vai ser dada ao troço Gaia – Soure, que representa metade do trajecto entre Lisboa e o Porto, devendo depois a linha tocar Leiria e prosseguir para Lisboa, enumera o jornal. Os serviços de Lisboa para Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Régua e Guarda poderão utilizar este novo corredor. Inversamente, o Porto ficará mais perto de Setúbal, Beja e Faro.

A linha será construída em bitola ibérica mas as travessas em que assentarão os carris poderão ser mudadas para bitola europeia. Só nessa altura, quando toda a linha estiver em bitola europeia, é que os comboios poderão verdadeiramente circular a 300 km/hora, e Porto e Lisboa passam a ficar a 1h15 de distância.

O PNI - Programa Nacional de Investimentos 2030 - será anunciado esta quinta-feira em Lisboa e contará com a presença do primeiro-ministro e dos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura.