Sociedade

Bombeiro morre no combate às chamas em Oliveira de Frades

Pedro Ferreira integrava uma equipa que terá sido surpreendida pelo avanço das chamas. Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Oliveira de Frades, o bombeiro morreu asfixiado

Um bombeiro morreu nesta segunda-feira no combate a um incêndio em Antelas, concelho de Oliveira de Frades, que teve início às 11h20, confirmou ao Expresso o comando de Viseu da Proteção Civil. Pedro Ferreira, 38 anos, foi dado como desaparecido ao início da tarde e foi encontrado sem vida pelas 14h20. Era casado e deixa um filho de oito anos.

O bombeiro integrava uma equipa que terá sido surpreendida pelo avanço das chamas.

Fonte dos bombeiros voluntários de Oliveira de Frades afirmou ao Expresso que Pedro Ferreira terá sofrido uma queda, tendo depois sido cercado pelo incêndio.

"Era um dos meus homens, da minha corporação. Era um bombeiro profissionalizado, pertencia à Equipa de Intervenção Permanente (EIP) e estava com os colegas no combate e ao que parece desviou-se um bocadinho para a direita e, às tantas, são surpreendidos por trás e ele fugiu para a frente", contou à agência Lusa o comandante da corporação.

Fernando Farreca explicou ainda que "foi aí que ficou desaparecido por algum tempo," uma vez que "a restante equipa estava mais desviada e conseguiu escapar".

E "ele acabou por morrer mais à frente asfixiado, porque não tinha queimaduras no corpo".

"Foi o fumo", acrescentou o comandante, que disse que o bombeiro tinha desaparecido "um par de horas antes".

Segundo fonte da Proteção Civil, Pedro Ferreira desapareceu e foi encontrado já carbonizado.

O ministro da Administração Interna determinou, entretanto, a abertura de um inquérito ao incêndio,

Pouco antes das 17h00, o fogo ardia ainda com intensidade.

(Artigo atualizado às 22h30)