Sociedade

Subida da temperatura da água traz corvina americana e caranguejo siri para o Algarve

Água chega aos 26º. Novas espécies instalam-se em Portugal

A subida da temperatura média da água do mar está a fazer com que surjam exemplares de caranguejo azul (siri) e corvina americana na costa portuguesa, em especial ao largo do Algarve. Ao mesmo tempo, na Ria Formosa, tem surgido uma nova alga invasora, a caulerpa, que está a preocupar os especialistas. “A caulerpa é um bocado assustadora, porque está a expandir-se a uma grande velocidade e a substituir outras algas”, explica ao Expresso Jorge Gonçalves, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve. “Já o caranguejo azul é visto como uma iguaria, e a corvina americana também é pescada para a alimentação”, acrescenta.

Estas três espécies são consideradas invasoras, ou seja, estão a estabelecer-se nas águas portuguesas. Mas “nas amostragens que recolhemos veem-se muito mais espécies tropicais, que vêm e vão, não ficam cá em permanência”, continua o biólogo marinho, que acredita que muitos desses exemplares viajem na água de balastro dos navios (a água que é colocada nos barcos para os equilibrar quando navegam sem carga).

A temperatura que se tem verificado nos últimos dias na água do mar na costa sul — que está próxima dos 26 graus — não é, no entanto, anormal para a época. “Pode ser anormal a duração, o período de tempo em que está tão elevada, mas todos os anos há picos de temperatura deste género”, refere ainda Jorge Gonçalves.

“Atualmente nem sabemos com exatidão a temperatura da água junto à costa sul, porque a boia mais próxima da costa está com um problema técnico, mas as que temos registado na boia mais afastada, na ordem dos 22, 23 graus, é normal nesta altura”, concorda João Vitorino, do Instituto Hidrográfico. “Nos últimos 10 anos, houve no máximo um em que a temperatura da água não chegou aos 26 graus”, continua. “É um fenómeno natural, provocado pelo vento e correntes de levante [sueste], que transporta água mais quente, do Mediterrâneo.”

De qualquer forma, para quem está de férias, no Algarve, as notícias são boas, pois está previsto que a água do mar continue quente nos próximos dias, podendo mesmo chegar aos 27 graus este fim de semana — sendo superior à temperatura do ar em muitas zonas do país, em especial no Norte de Portugal.