Sociedade

Uma dezena de aeronaves e mais de 100 bombeiros combatem incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês

É para as margens da barragem do Alto Lindoso que as atenções estão viradas este sábado, onde lavra um incêndio numa zona transfronteiriça de difícil acesso. Não há povoações em perigo de nenhum lado da fronteira

Google Maps

Operacionais portugueses e espanhóis estão este sábado a combater um incêndio nas margens da barragem do Alto Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. O fogo está ativo numa zona de acesso muito difícil e está a ser combatido maioritariamente a pé, através de ferramentas manuais. Não é até ao momento conhecido o local em que o incêndio começou, tendo o CDOS recebido o alerta do lado português pelas 05h19 da madrugada. No combate ao incêndio despenhou-se um Canadair, provocando dois feridos em estado crítico.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), há 106 operacionais no terreno, apoiados por 29 meios terrestres e 10 meios aéreos — alguns dos quais apenas de coordenação. Não há povoações em perigo, quer em Portugal quer em Espanha. O incêndio afeta a freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, e Lindos, em Espanha.

As previsões de muito calor e vento forte para este sábado levam as autoridades a manter-se alerta para novas ignições e reacendimentos em incêndios combatidos nos últimos dias. O estado de alerta especial foi prolongado pelo governo até ao final de domingo. Neste momento, e durante a totalidade do fim de semana, há três centenas de militares em missões de vigilância e patrulhamento.