O World of Wine é a nova menina dos olhos de Adrian Bridge, o súbdito de Sua Majestade Isabel II que se rendeu à cultura do vinho e da vinha da Região Demarcada do Douro nos idos dos anos 90. A obra de requalificação e ampliação do terroir das vetustas e desocupadas caves da Taylor´s e da Croft teve início em janeiro de 2018, imaginada pela visão do CEO do Grupo Fladgate, que confessa voltaria a colocar em marcha o WOW e o investimento de €106 milhões aqui realizado mesmo sabendo que seria inaugurado em tempos de restrições e crise pandémica.
"O surto vai passar, a obra fica e os turistas vão voltar, não tenho dúvidas", diz ao Expresso Adrian Bridge, garantindo que o novo centro de atrações vínicas, gastronómicas e culturais abrirá as portas, "automáticas para evitar o toque", com todas as regras de segurança, na sexta-feira.
O empreendimento de 35 mil m2 - mais 20 mil m2 quando for inaugurada a Fábrica do Chocolate e o Museu, no outono - ergue-se sobranceiro ao Douro e aos pé do Yeatman, o hotel vínico duas estrelas Michelin, também propriedade da Fladgate, em Gaia, o porto de partida da internacionalização do afamado vinho fortificado há mais de três séculos.