Já estão em Portugal os primeiros 25 menores desacompanhados que estavam nos campos de refugiados da Grécia. Eram 16h21 quando o avião da Aegean Airlines aterrou no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, confirmou o Expresso. O grupo vai ser agora acompanhado pela Cruz Vermelha Portuguesa.
Os menores, que chegam ao país ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária, vão ter o apoio de uma equipa técnica e educativa multidisciplinar e com formação nas áreas de migrações e promoção e proteção de crianças e jovens, explica a Presidência de Conselho de Ministros em comunicado.
“Esta resposta prevê um acolhimento de carácter temporário”, pode ler-se na mesma nota, “acautelando todo o apoio e intervenção de que estas crianças e jovens possam necessitar”. Depois, o mesmo grupo será encaminhado em função das expectativas e projetos que cada um tem para a sua vida.
O Governo informa ainda que “respondeu de imediato e de forma positiva à necessidade de acolhimento de mais de 13.800 menores não acompanhados no espaço da União Europeia e ao apelo da Grécia para a recolocação de 5.500 destas crianças e jovens, prestando-se a fazer o acolhimento de até 500”.
Ficará a saber-se a data da chegada da próxima leva de jovens refugiados quando estiver finalizado o acolhimento dos menores que chegaram esta terça-feira a Lisboa.