Os dois turistas decidiram ir de férias apesar da indicação para ficarem em isolamento social durante 14 dias depois de o filho ter sido internado com Covid-19 em Copenhaga, na Dinamarca. O casal decidiu furar a quarentena ao fim de uma semana para passar uns dias na Madeira, onde chegaram este domingo.
O que não sabiam é que as autoridades de saúde pública da Dinamarca estavam em contacto com as autoridades portuguesas. A Direção-Geral da Saúde recebeu a informação e passou-a à Madeira. O resultado é que, de momento, os dois turistas estão isolados no quarto de um hotel no Funchal.
Segundo o comunicado emitido pelo IASAUDE, o equivalente regional da Direção-Geral da Saúde, o hotel está avisado sobre a situação. Até ao momento os dois turistas não terão tentado furar a medida. Sabe-se que estão bem, não têm sintomas, apesar do contacto de risco com um doente infetado por coronavirus.
O filho deste casal ficou doente a 1 de março e o isolamento dos pais devia durar até 14 de março. Os dois estiveram apenas uma semana isolados, depois decidiram viajar. Agora vão cumprir o resto do isolamento social no hotel.
Além deste caso, estão internados no hospital central do Funchal dois doentes, casos suspeitos ainda não confirmados, que regressaram há pouco tempo de viagens a Itália. São o terceiro e o quarto caso suspeito de infeção por Covid-19 no arquipélago. Os dois primeiros casos foram negativos.