Sociedade

Greta Thunberg convidada a vir a Portugal no fim de novembro

As lideranças do movimento estudantil português da Greve Climática estão a tentar aproveitar a mudança de rota da ativista ambiental. Convidaram a mediática adolescente sueca para estar em Lisboa no fim do mês de novembro, antes de partir para Madrid para acompanhar a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações do Clima

Minas Panagiotakis/ Getty Images

Greta Thunberg tinha tudo planeado mas as manifestações populares no Chile trocaram-lhe as voltas. A conferência da ONU sobre as alterações climáticas deveria realizar-se em Santiago do Chile no início do próximo mês, mas a reunião internacional foi transferida para Madrid. A ativista sueca e líder do movimento estudantil mundial ainda não anunciou como chegará à capital espanhola, mas os jovens portugueses envolvidos com a causa ambiental estão a tentar que, na viagem, Thunberg faça uma paragem por Lisboa. "A vinda da fundadora das greves estudantis pelo clima iria, esperamos nós, trazer ao panorama político nacional uma nova atenção aos gravíssimos problemas ambientais que se têm desenrolado sob o palco da leveza e indiferença política praticada pelos nossos governantes", pode ler-se num comunicado emitido este domingo.

"Convidámos a Greta para ela passar por Portugal no âmbito da COP 25 e o que gostaríamos mesmo é que estivesse em Lisboa no dia 29 de novembro, quando deverão acontecer ações em vários países e, daqui, iria para Madrid e nós a acompanharíamos. Já fizemos um convite formal à equipa dela", explicou ao Expresso Alice Gato, um dos rostos portugueses do movimento Greve Climática, que mobilizou milhares de estudantes portugueses este ano e integra o Fridays For Future (FFF), ação internacional que surgiu na sequência das paralisações de Greta Thunberg às sextas-feiras, abdicando de ir às aulas para divulgar os riscos da situação ambiental do planeta.

O comunicado dos jovens portugueses refere ainda que "a poucas semanas da última COP da década, e numa conjuntura dramática para o futuro do planeta, não só foi autorizada a construção do novo aeroporto do Montijo, como continuam os planos para dragar o rio Sado, explorar lítio e gás 'natural', bem como uma série de outras questões ambientais problemáticas que apenas evidenciam a falta de esforço político no país no sentido de atingir a neutralidade carbónica, proteger ecossistemas e reduzir as emissões de CO2".

"Indignados e revoltados com a apatia daqueles que detêm o poder institucional e que, mesmo após sucessivas greves estudantis com adesões massivas, apenas proferirem palavras vazias de conteúdo, a Greve Climática Estudantil e todo o movimento pela justiça climática em Portugal apela a que todos os estudantes, trabalhadores, ativistas e cidadãos apoiem esta iniciativa nas redes sociais através do hastag #MAKEPORTUGALGRETA, pode ainda ler-se no texto.

A conferência realiza-se entre 2 e 13 de dezembro em Madrid e as últimas notícias revelavam que, como não quer atravessar o oceano Atlântico de avião para não contribuir com as emissões de gases de efeito de estufa, Greta Thunberg estaria a pedir uma boleia, que ainda não terá sido definida. Atualmente a ativista sueca encontra-se no continente americano, realizando uma série de contactos, na sequência de uma reunião na sede da ONU, em Nova Iorque.