A cadeia de hotéis Sana emitiu um comunicado, em português e inglês, em que assegura que desconhecia que um dos seus hotéis, em Lisboa, ia acolher no passado sábado um encontro de extrema-direita europeia, numa das suas salas. Na reunião, onde segundo o Público se fez a saudação nazi, participaram 70 pessoas, tendo o encontro estado previsto para o Altis Belém, cadeia hoteleira cancelou a reserva.
“As unidades hoteleiras Sana recebem diariamente reuniões e eventos organizados por empresas e outras entidades oriundas de todo o mundo, sendo os respectivos temas e agendas alheios à Sana Hotels e, em alguns casos – como o da reunião que teve lugar no passado da 10 de Agosto no Sana Lisboa –, inteiramente desconhecidos da direcção do hotel e da Sana Hotels”, refere a cadeia hoteleira.
O grupo assegura que a Sana Hotels “respeita e promove a diversidade, a não discriminação e a cidadania”, referindo, em comunicado, que desde o dia da reunião vários cidadãos têm usado as páginas de Facebook da empresa para denunciar o encontro. “A página dos Sana Hotels, por exemplo, apresenta agora uma classificação de 1,9 estrelas (em cinco). Já na do hotel Sana Lisboa surge uma classificação de 3,8 estrelas (em cinco), sendo que a página deixou de permitir escrever recomendações”, avança a cadeia hoteleira, que sublinha que no Booking, onde só é possível avaliar o hotel caso se fique hospedado, a unidade hoteleira Sana Lisboa apresenta uma classificação de 9,2 pontos (em dez).
A conferência internacional de extrema-direita foi organizada por Mário Machado, neonazi português que já cumpriu 13 anos de prisão pela prática de vários crimes, evento teve confirmada a presença de líderes de partidos e organizações extremistas de Espanha, Bulgária, Itália e França. O local da conferência só foi divulgado sábado, tendo sido a manifestação antifascista avalizada pelas autoridades, tendo decorrido sob vigilância da PSP, PJ e SIS.
Alguns dos conferencistas convidados foram condenados a penas de prisão nos seus países por crimes relacionados com ódio e discriminação racial.