Sociedade

PGR reúne para analisar pedido do Governo sobre a greve dos motoristas

Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República analisa pedido do Executivo esta quinta-feira, tal como o Expresso adiantou no último sábado

TIAGO PETINGA/LUSA

Esta quinta-feira de manhã, o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República analisa um pedido do Governo relativo à greve dos motoristas de pesados marcada para o próximo dia 12.

Uma notícia que tinha já sido avançada pelo Expresso na última edição de sábado. O Expresso tinha enviado um conjunto de perguntas ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social mas não obteve resposta. Também a PGR não esclareceu os motivos deste encontro.

De acordo com o "Dinheiro Vivo", o Executivo quer saber se a paralisação é ou não legal. E definir quais os limites que o Governo poderá impor em termos de serviços mínimos a adotar na paralisação de segunda-feira e que será realizada pelos motoristas por tempo indeterminado.

Esta quarta-feira, o Governo fixou os serviços mínimos para a greve entre os 50% e 100%, uma percentagem superior à da última greve dos motoristas das matérias perigosas. O objetivo é evitar cenários de caos semelhantes ao da paralisação de 15 de abril.

[notícia corrigida às 19h45]