Sociedade

Não há Boeing 737 MAX 8 nas companhias portuguesas. E, por norma, não são usados em voos para Portugal

Algumas companhias que operam em território português como, por exemplo, a Royal Air Marroc, a Air Europa ou a Norwegian, compraram destas aeronaves. Habitualmente, não se usam em rotas de e para Portugal

JASON REDMOND

Não há Boeing 737 MAX 8 nas companhias aéreas portuguesas. A garantia é deixada ao Expresso pela Autoridade de Aviação Civil (ANAC), que lembra, no entanto, que existem algumas empresas internacionais que operam em Portugal e que adquiriram o modelo de aeronave que nos últimos seis meses esteve envolvido em dois acidentes aéreos (o mais recente, este fim de semana, com um avião da Ethiopian Airlines e que fez 157 mortos).

Segundo a lista de companhias que compraram - e cuja encomenda já foi entregue - aeronaves Boeing 737 MAX 8 há empresas de vários países. Portugal não está incluído. Entre as companhias aéreas portuguesas, nenhuma tem na sua frota aviões deste modelo. No entanto, algumas companhias que operam em Portugal (como por exemplo a Royal Air Marroc, a Norwegian ou a Air Europa) compraram destas aeronaves, confirma a ANAC. Mas, por norma, não usadas em nenhuma das rotas que passam por Portugal.

Questionada pelo Expresso, a ANAC sublinha que não pode dar garantias absolutas de que as companhias que têm estes modelos não os usem nas viagens de e para Portugal. Embora habitualmente não esteja previsto, a companhia é sempre livre de alterar o avião que usa nas suas rotas.

Nos últimos dias algumas companhias e países estão a suspender as viagens dos Boeing 737 MAX 8. Os primeiros foram a China e Indonésia. Seguiram-se também também Singapura, Austrália,Malásia, Omã, Coreia do Sul. Mais recentemente, juntou-se Reino Unido e França. Consulto todos os países aqui.