A circulação do Boeing 737 MAX 8 no espaço aéreo está proibida até nova ordem, apurou o Expresso. A decisão foi tomada esta segunda-feira pela EASA, a agência europeia para a segurança aérea, depois de uma série de países (incluindo China, Indonésia, Austrália e Reino Unido, por exemplo) terem suspendido as viagens com este modelo da aeronave que esteve envolvido em dois acidentes aéreos (o mais recente este fim de semana, com um avião da Ethiopian Airlines e que fez 157 mortos).
“No seguimento do trágico acidente com o voo ET302 da Ethiopian Airlines, envolvendo um Boeing 737 MAX 8, a agência europeia para a segurança aérea vai tomar as medidas necessárias para assegurar a segurança dos seus passageiros”, informou entretanto a EASA em comunicado. “Como medida preventiva, a EASA suspende todos as operações de voo com todos os modelos Boeing Model 737-8 MAX e 737-9 MAX na Europa”, acrescenta a nota.
A EASA assegura que está a acompanhar de perto a investigação aos acidentes e que tem mantido o contacto quer a Boeing, a empresa responsável pelo fabrico deste modelo - quer com a Agência Federal de Aviação norte-americana (FAA, em inglês).
A decisão chega depois de uma série de países - incluindo alguns europeus - terem suspendido ao longo dos últimos dias a circulação deste modelo sobre o seu espaço aéreo.
Fonte oficial da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) disse à Lusa que nenhum avião ficou retido em aeroportos portugueses em consequência da interdição, que aquela entidade decidiu aplicar às 16h, antecipando-se face às 19h decretadas pela Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA). Entre as companhias aéreas portuguesas, nenhuma tem na sua frota aeronaves Boeing 737 MAX 8. No entanto, algumas companhias que operam em Portugal (como por exemplo a Royal Air Marroc ou a Air Europa) compraram destas aeronaves, confirma a ANAC. Mas, por norma, não usadas em nenhuma das rotas que passam por Portugal.
Questionada pelo Expresso, a ANAC sublinha que não pode dar garantias absolutas de que as companhias que têm estes modelos não os usem nas viagens de e para Portugal. Embora habitualmente não esteja previsto, a companhia é sempre livre de alterar o avião que usa nas suas rotas.
Consulte AQUI a lista com todos os países e companhias aéreas que já proibiram o voo dos Boeing 737 MAX 8.