Internacionalização. Nas exportações portuguesas, há um pequeno fruto vermelho a ganhar protagonismo: a venda de framboesas ao exterior cresceu 12,5 vezes em 13 anos (2010-2023), para €206 milhões. No mesmo período, as exportações lusas de frutas, legumes e flores triplicaram, para os €2,3 mil milhões, sublinha Gonçalo Santos Andrade, presidente da associação Portugal Fresh, à espera de reforçar a trajetória de crescimento do sector “se a escassez de água não o impedir”. Para já, no primeiro semestre, a fileira engordou 13,4% em valor (€1,18 mil milhões) e 4,2% em volume, o que “significa valorização do produto”. Quanto às framboesas, o salto foi de 16,7% (€102,4 milhões), com o preço médio por kg a subir 9,3%, para os €7,8.
Exclusivo
Framboesa mostra como a força de um pequeno fruto pode puxar pelas exportações portuguesas
Nas exportações portuguesas, há um pequeno fruto vermelho a ganhar protagonismo: a venda de framboesas ao exterior cresceu 12,5 vezes em 13 anos (2010-2023), para €206 milhões