Nos últimos seis meses de 2023, o consumo de podcasts cresceu 33%. Esta é uma das principais conclusões de um estudo realizado em Portugal pela GfK Metris para a Impresa. A análise é inequívoca sobre o crescimento dos podcasts, cada vez mais fortes na rotina diária dos portugueses. Globalmente, 34% dos inquiridos ouvem todos os dias cerca de 1h10 minutos, mas a geração Z — nascidos entre 1995 e 2010 — é a que consome mais, com uma média diária de 1h19m. O estudo traça também o contexto de escuta, com 90% dos inquiridos a revelarem que ouvem podcasts sozinhos e, em média, cada um ouve cinco diferentes. O telemóvel é o dispositivo mais utilizado (83%), e é em casa (69%) e no carro (42%) que mais podcasts são ouvidos. 34% dos inquiridos ouvem-nos todos os dias ou quase todos os dias. A grande maioria (58%) ouve um podcast na totalidade. 65% dos inquiridos ouvem podcasts nacionais, e Humor e Atualidade são os conteúdos no topo das preferências. Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que mais gostam de ouvir, seguido de Nuno Markl e Joana Marques. Este estudo foi baseado em 800 entrevistas feitas a indivíduos de ambos os géneros. O Expresso e a SIC têm atualmente mais de 40 podcasts.
Exclusivo
Podcasts crescem
Portugueses de todas as idades ouvem cada vez mais podcasts, e R.A.P. é a figura pública mais apreciada deste formato