Robôs inteligentes que ajudam na vida doméstica, televisões transparentes ou automóveis com assistentes de Inteligência Artificial (IA) integrados. Estas foram três das várias soluções inovadoras apresentadas durante os quatro dias em que se realizou a edição de 2024 do Consumer Electronic Show de Las Vegas, nos Estados Unidos, conhecido como o maior evento de tecnologia do mundo que todos os anos reúne grandes nomes do mundo da tecnologia e electrónica.
De 9 a 12 de janeiro, mais de 135 mil participantes e cerca de 4.000 expositores de marcas como a Google, Samsung, LG, Hyundai, Mercedes-Benz ou BMW, participaram no evento. As empresas deixaram uma mensagem clara aos consumidores: a presença da IA no seu quotidiano é uma realidade garantida e apostar no seu desenvolvimento tornou-se na prioridade daqueles que aproveitam estas iniciativas para se destacarem no mercado.
Conheça cinco das principais novidades.
“Ballie”, a nova versão do robô inteligente da Samsung
Um “robô doméstico futurista inteligente”. É assim que a Samsung descreve o “Ballie”. Mais do que um assistente pessoal que promete ajudar nas tarefas domésticas, o Ballie é também uma companhia para o dia-a-dia. A proposta apresentada pela Samsung com recurso à Inteligência Artificial consegue reconhecer os hábitos e rotinas dos utilizadores para oferecer serviços personalizados consoante as necessidades.
Facilitar a vida de quem o usa parece ser o lema deste novo robô de pequenas dimensões que se pode conectar a outros eletrodomésticos inteligentes e geri-los à distância, bem como substituir uma televisão ou um telemóvel já que consegue projetar imagens e atender chamadas.
Esta não é a primeira vez que o Ballie é introduzido no mercado. No CES 2020 a Samsung já tinha apresentado a primeira versão deste robô doméstico que contém agora novas funcionalidades. Ainda não há data prevista para a chegada do Ballie ao mercado, nem informação sobre qual será o seu preço de venda.
Mais um robô: LG lança o Smart Home AI Agent
Robôs domésticos parecem ser a nova tendência no que toca à inovação tecnológica para o futuro. À semelhança da Samsung, também a sul-coreana LG apresentou a sua versão de um robô doméstico dotado de Inteligência Artificial. Ao contrário do Ballie, que tem um nome mais fácil de pronunciar, o “Smart Home AI Agent”, da LG, parece-se com o típico nome que daríamos a um robô com duas pernas.
O objetivo, segundo a marca, é o de melhorar a vida quotidiana dos seus clientes e desenvolver produtos que no futuro permitam uma "Zero Labor Home". O Smart Home AI Agent consegue-se conectar a outros dispositivos smarthome e resolver problemas domésticos como desligar um aparelho que ficou esquecido e expressar emoções através de movimentos possibilitados pelas articulações das pernas.
Este robô vai mais longe na relação que pretende criar com o utilizador. Com base no tom de voz e expressões faciais, este robô consegue reconhecer o estado de espírito do ser humano e selecionar músicas ou outros conteúdos que correspondam a esses sentimentos. Ainda não foi anunciada a data de lançamento ou o preço de venda.
“R1” é a inteligência artificial na palma da mão
A “Rabbit” tornou-se uma das start-up do momento depois de ter conseguido esgotar os primeiros 10.000 exemplares do seu novo gadget em apenas 24 horas. Chama-se “R1” e pode ser confundido com um telemóvel ou consola portátil, mas as suas funcionalidades prometem ir muito mais além. A escolha da cor laranja para este gadget destina-se a torná-lo mais apelativo aos olhos do consumidor.
O novo dispositivo, segundo a start-up norte-americana, consiste num assistente de inteligência artificial portátil com um sistema operacional próprio chamado Rabbit OS, uma camâra de oito megapixels e capacidade para um cartão SIM. Quanto à bateria, está projetada para durar um dia inteiro e possui uma entrada USB-C para o carregamento.
O R1 está disponível a partir de 199 dólares (cerca de 185 euros) mediante pré-encomenda no site da marca, de acordo com a página da Rabbit na rede social X.
O futuro pode estar nas televisões transparentes
Para além do Smart Home AI Agent, a marca sul-coreana apresentou a Signature OLED T. De acordo com a própria marca, esta é a primeira televisão transparente e sem fios do mundo, sob a promessa de revolucionar o mercado da tecnologia. Mais do que uma Smart TV, a Signature OLED T é também uma “peça de decoração” que se funde com o ambiente em redor e através do modo Always-On-Display (AOD) consegue exibir obras de arte, vídeos ou fotos.
Esta Smart TV não é totalmente sem fios, mas contém apenas um único cabo de alimentação. Os restantes fios que seriam necessários para enviar o som e as imagens 4K são substituídos por uma Zero Connect Box.
Para uma experiência de visualização com a melhor qualidade possível, o modo transparente dá lugar ao modo opaco, que aumenta o contraste da imagem. Esta experiência é possível graças ao novo processador Alpha A11 da marca que utiliza inteligência artificial quatro vezes superior. Segundo a LG, este processador melhora a qualidade de imagem e áudio, com uma melhoria no desempenho gráfico de 70% e uma velocidade de processamento 30% mais rápida em comparação com a versão anterior.
Mercedes-Benz oferece experiência “hiperpersonalizada"
Um assistente virtual com tecnologia de IA foi apresentado pela Mercedes-Benz na CES 2024. O Assistente Virtual MBUX abre caminho para uma nova relação entre o condutor e o automóvel, através de um software avançado e inteligência artificial generativa. De acordo com a Mercedes, o assistente virtual é composto por quatro “traços de personalidade”. Por exemplo, o modo natural permite que o condutor consiga ter uma conversa mais “humana” e espontânea com o assistente, que recorre a linguagem de machine learning (LLM). Ainda não há previsão para a entrada do Assistente Virtual MBUX no mercado.
A qualidade do áudio parece ser também uma das prioridades da Mercedes, que quer transformar os seus automóveis em “salas de concertos” com recurso à tecnologia Dolby Atmos. De uma parceria com o músico e produtor Will.I.Am resulta o MBUX SOUND DRIVE, um software que junta tecnologia à produção musical e promove uma maior “experiência de entretenimento”.
Texto de Mariana Jerónimo editado por João Cândido da Silva