1991
Da colina dos antílopes
Filho do académico Mahmood Mamdani e da realizadora Mira Nair, Mamdani nasce em Campala, a maior cidade do Uganda, às margens do rio Vitória, que a história associa às colinas ocupadas pelos antílopes. Vive por um breve período na África do Sul.
1998
Na terra das oportunidades
A família emigra para os Estados Unidos e estabelece-se em Nova Iorque. Estuda na conceituada Bronx High School of Science, onde acaba o secundário.
2014
Berço de pioneiros
Licencia-se em Estudos Africanos na Bowdoin College, uma universidade de artes, no estado de Maine, onde também estudou Robert E. Peary, um dos primeiros exploradores do Ártico. Na faculdade, cria um grupo de apoio à paz na Palestina.
2019
A cantar, a cantar
Trabalha como conselheiro de prevenção de execução hipotecária em Queens e ajuda os moradores a evitar despejos. Em simultâneo, atua como rapper e conquista o público com a música ‘Nani’, feita em homenagem à sua avó.
2020
Primeira vitória
Vence a primeira votação para um cargo público ao ser eleito para a Assembleia do Estado de Nova Iorque , pelo 36º distrito, com sede em Queens, depois de derrotar Aravella Simotas, que ocupava o cargo há quatro mandatos.
2024
Ambição anunciada
Anuncia a candidatura à Câmara de Nova Iorque e apresenta propostas como autocarros gratuitos, creches públicas, supermercados de propriedade da cidade, congelamento de alugueres e construção de moradias sociais acessíveis.
2025
Primeiro, o nó
Antes de consolidar a imagem de nova esperança do Partido Democrata, casa-se com Rama Duwaji, uma artista sírio-americana. O casal, que se conheceu na aplicação de encontros Hinge, mora no bairro do Brooklyn.
2025
Eleição em novembro
Vence as primárias para a candidatura democrata à presidência da Câmara de Nova Iorque, derrotando o dinossauro e histórico governador, Andrew Cuomo. Se vencer as eleições de 4 de novembro, será o primeiro muçulmano a liderar a capital cultural do mundo ocidental.