1960
Insular
José Manuel de Sousa Rodrigues nasce a 13 de julho em Santa Maria Maior. A freguesia é considerada o primeiro povoamento português além-mar.
1976
Conservador
Aos 16 torna-se presidente da Juventude Centrista da Madeira (agora Juventude Popular) e, 10 anos mais tarde, é um dos mandatários jovens da candidatura de Freitas do Amaral à Presidência da República.
1978
Redator
Às portas da maioridade, começa a carreira jornalística no “Jornal da Madeira”. Mais tarde, na RTP Madeira, sendo também correspondente do “Diário de Notícias” e do “Independente”. Nos anos 90, torna-se presidente da delegação regional do Sindicato dos Jornalistas.
1995
Feminista
Funda a FEM — Associação Presença Feminina da região, associação que se dedica à defesa dos direitos da mulher, em particular às vítimas de violência doméstica, onde se mantém até 2006.
1997
Dirigente
Um ano depois de ser eleito deputado (à segunda tentativa), assume a presidência do CDS/PP Madeira e do Conselho Económico e Social do partido.
2009
Divergente
É eleito para a Assembleia da República e renova depois o lugar para um segundo mandato. Em conflito com a sua bancada, renuncia em outubro de 2012, antes da votação do Orçamento do Estado, por não querer aprovar o aumento da Taxa Social Única. Regressa ao Parlamento Regional.
2019
Plural
Em outubro, é eleito presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, cargo que renova em 2023, numa legislatura marcada pela estreia do Chega e da Iniciativa Liberal e o regresso do Bloco de Esquerda e do PAN ao plenário madeirense.
2025
Essencial
As eleições antecipadas dão novamente vitória ao PSD, é o único eleito pelo CDS-PP e mostra-se disposto a dar a mão a Miguel Albuquerque para governar.