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O túnel é uma passagem para a outra margem: quais os recordistas em Portugal e no mundo

Considerados obras de arte da engenharia, os túneis abreviam distâncias, ultrapassando obstáculos naturais. Na próxima década haverá um debaixo do Tejo, entre Algés e a Trafaria. No mundo, o mais longo túnel fica na China

Em breve o Governo anunciará ao país um pacote de infraestruturas rodoviárias, entre elas duas soluções para a aproximação das duas margens da Área Metropolitana de Lisboa: uma ponte entre Chelas e o Barreiro e um túnel entre Algés e a Trafaria, projetos já previstos desde o Governo anterior e há muito solicitadas pelas autarquias de Almada e Oeiras. A chamada Terceira Travessia do Tejo (TTT), entre a 25 de Abril e a Vasco da Gama, terá via ferroviária e rodoviária — esta última não estaria contemplada no plano inicial e levanta algumas preocupações face ao esperado aumento de automóveis nas estradas. Já o túnel, a oeste da Ponte 25 de Abril, terá via rodoviária e levará o metro ligeiro de superfície (MTS), que já percorre os concelhos de Almada e do Seixal, para a margem Norte. Vai custar €1,1 mil milhões e a Câmara Municipal de Almada prevê que estará pronto em 2032.