1985
Boa educação
Lian Wenfeng nasce na cidade portuária de Zhanjiang, no sul da China, filho de dois professores primários. É descrito pelos colegas como introspetivo.
2006
Senhor engenheiro
Licencia-se em Engenharia Eletrónica e Informática na Universidade de Zhejiang e, quatro anos depois, torna-se mestre em Engenharia de Informação e Comunicação. A sua tese aborda os algoritmos de rastreio inteligente das câmaras de vigilância.
2013
Primeiro mergulho
Com um colega de turma, cria uma empresa de investimentos chamada Hangzhou Jacobi — em honra de Carl Jacobi, matemático alemão do século XIX.
2015
Olá IA
Um outro colega junta-se à dupla e os três fundam o fundo de investimento High-Flyer. As estratégias assistidas por inteligência artificial atraem milhares de milhões de dólares.
2019
Passos largos
Cria uma nova empresa dedicada à investigação em IA, expande a capacidade da High-Flyer para 1100 chips e abre um fundo de investimento em Hong Kong.
2021
Preparativos
Liang compra 10 mil processadores gráficos à norte-americana Nvidia, antes de a administração de Joe Biden limitar as exportações de chips para a China. Assume a intenção de fazer com que a China ultrapasse os EUA na indústria de IA.
2023
Mais foco
Em abril, a firma anuncia um novo projeto virado para a IA. Sob a DeepSeek, contrata os melhores recém-formados das universidades chinesas. A High-Flyer permanece em atividade, mas a atenção de Liang passa a concentrar-se na DeepSeek.
2025
O novo líder
Apenas uma semana depois do lançamento do DeepSeek-R1, o modelo de Liang suplanta o ChatGPT da Open AI, tornando-se a principal aplicação a ser descarregada nos EUA e arrebatando o mercado financeiro.