Exclusivo

Fisga

Quem é Múte Bourup Egede, o primeiro-ministro que poderá conduzir a Gronelândia à independência

Na língua nativa, Gronelândia é Kalaallit Nunaat, “a terra dos Kalaallit”, o grupo étnico mais representativo da maior ilha do mundo. Colonizada pelos europeus desde o século X, pelos dinamarqueses desde 1721, brevemente ocupada pelos EUA na II Guerra Mundial, a ilha tem dado passos rumo à independência. Dará o atual primeiro-ministro o mote para a libertação derradeira?

Ritzau Scanpix/Leiff Josefsen/Reuters
1987

Na pequena capital

Nasceu a 11 de março Múte Inequnaaluk Bourup Egede, em Nuuk, capital da Gronelândia. A sua cidade mais populosa tem atualmente tantos habitantes quanto o concelho da Mealhada.



2007

O canudo pelo pasto

Ingressa na Universidade da Gronelândia para estudar história social e cultural. Abandona o curso em 2013 para assumir o negócio de família de forragem para animais.




2013

Pró-independência

Entra no Partido do Povo Inuíte pela ala jovem, que encabeça durante dois anos. O partido socialista e pró-independência motivou, em 1982, um referendo que levou a Gronelândia a abandonar a CEE três anos depois.


2015

Um em 31

Entra no Inatsisartut, o parlamento gronelandês. O seu partido é atualmente o grupo com maior representação no parlamento, com 12 dos 31 lugares.


2016

Pastas acumuladas

É ministro das Matérias-Primas e do Trabalho e depois das Comunas, Aldeias, Distritos Exteriores, Infraestruturas e Habitação, até se tornar líder do partido em 2018.


2021

O mais novo

Levou o Partido do Povo Inuíte à vitória nas eleições legislativas, suplantando uma liderança duradoura do Siumut, também pró-independência. Com grandes taxas de apoio dos eleitores, foi o mais jovem primeiro-ministro da ilha a tomar posse, aos 34 anos.


2024

Relações geladas

No discurso de Ano Novo, apela à remoção rápida das “algemas da era colonial”. Em fevereiro, o seu governo declara a independência como objetivo oficial. Em março, acusa a Dinamarca de genocídio pela contraceção forçada de centenas de gronelandesas nos anos 60 e 70.


2025

Orgulhosamente sós

Às alegações de Donald Trump de que pretende anexar a ilha durante o seu mandato, declarou: “Não queremos ser dinamarqueses, não queremos ser americanos.” Egede sugere um referendo a acompanhar as futuras eleições de abril.