2006
Primeiros passos
Nasce a 29 de maio em Chennai, filho único de um otorrinolaringologista e de uma microbióloga. Conhece o tabuleiro de 32 peças na escola e logo soma horas de prática diária.
2013
A centímetros dos melhores
O Mundial de Xadrez de 2013 decorre na sua terra natal e o jovem estava na audiência quando Magnus Carlsen bateu o campeão Vishy Anand. O seu sonho de trazer o título de volta a casa começa ali.
2017
O sacrifício dos pais
Torna-se Mestre Internacional, título profissional conferido pela Federação Internacional, aos 11 anos. O pai deixa a medicina para poder acompanhá-lo nas viagens ao estrangeiro. A escola e amigos da família ajudam no patrocínio.
2018
Aluno de mérito que falta às aulas
Brilhante no xadrez e nas notas, passa a ir apenas aos exames. Encontra na meditação a chave para controlar a ansiedade e ganha o hábito de fechar os olhos na véspera das jogadas.
2019
Quase o mais jovem
Aos 12 torna-se Grande Mestre — o título mais prezado pelos xadrezistas. Não é o mais jovem por 17 dias (recorde de Sergey Karjakin, tomado em 2021 por Abhimanyu Mishra).
2022
Frente à superestrela
É o mais jovem a bater um campeão vigente, no caso Magnus Carlsen. Admite depois não ter ficado contente com o seu desempenho frente ao ídolo. O norueguês desmarca-se nesse ano de uma disputa pelo que seria o seu sexto título, por “falta de motivação”.
2024
Ano da sorte
Soma outra proeza em abril, como o mais jovem vencedor do Torneio de Candidatos, competição que decide quem vai desafiar o campeão mundial. Em setembro, ajuda a levar a equipa indiana ao ouro na 45ª Olimpíada de Xadrez e alcança novo recorde: o melhor desempenho da história do campeonato.
2024
Coroação em Singapura
Durante três semanas, enfrenta o chinês Ding Liren, de 32 anos. À 14ª ronda, Ding faz uma jogada ao lado. A batalhar a tensão, Gukesh fecha os olhos e move as peças da vitória.