1962
Vimaranense
Nasce em Guimarães em 1962. Passa por vários países, mas vive no Porto e garante. “Não cultivo vaidades nem famas. Faço o meu trabalho nos bastidores, de forma discreta”, conta ao Expresso.
Final dos anos 80
O segredo está no detalhe
Durante a licenciatura em Gestão, a leitura do livro “A Paixão pela Excelência”, de Tom Peters e Nancy Austin, é marcante. Permite-lhe descobrir que “as coisas bem feitas, com excelência, com detalhe, têm mais valor e podem ser vendidas a preço mais alto”.
2004
Antes e depois
O MBA em Marketing na Porto Business School representa um “momento de mudança: existe um António antes e um António depois”. “Abriu-me horizontes, descobri um mundo novo.”
2006
Arrojo
Contacta o World Business Forum, oferecendo-se para promover junto de clientes portugueses o evento em Madrid e, em troca, receber um bilhete. Desde então colabora com a organização: atualmente é parceiro para o mercado português.
2008
Poder de excelência
A pós-graduação em gestão de marcas de luxo na IE Business School, em Madrid, é mais um “momento de viragem”, a partir do qual se especializa. “É quando descubro o poder da excelência.”
2012
Conselheiro
É convidado pela Loewe para integrar um núcleo de quatro especialistas da área do luxo, para aconselhar o conselho de administração. Sente-se “lisonjeado” por ser escolhido pela marca espanhola, o que coincide com a entrada do diretor criativo Jonathan Anderson.
2014
Palestrante
“Decisivo” é o convite que surge dois anos depois, para ser orador principal da Procter & Gamble na convenção anual da multinacional americana, em Singapura. Dinamiza ainda workshops com gestores de marca e de produto, para “elevar o nível” do departamento de cosmética.
2024
Entre os mais influentes
É eleito pela Diversity in Luxury uma das 100 personalidades mundiais mais influentes na indústria do luxo. Recebe a notícia “de boca aberta”: primeiro pensa tratar-se de um engano, depois de uma partida. A organização londrina dedica-se a “promover os novos valores e os novos códigos do luxo moderno”, centrado nas novas gerações, uma área em que o português tem feito “um trabalho muito grande”, nomeadamente através de 32 palestras em todo o mundo este ano. “Tenho andado por aí quase que a pregar.”